Se essa não for a lição mais importante de finanças e investimentos, eu não sei mais de nada.

Vou contar um segredo muito importante: a consistência fará você ganhar dinheiro no longo prazo, e ser rico é só uma questão de tempo (e persistência).

É comum você ouvir frases do tipo “Ah, se eu ganhasse mais dinheiro, se eu fosse promovido, se achasse uma mala de dinheiro na esquina, todos os meus problemas estariam resolvidos. Preciso que a vida apenas me dê uma oportunidade…”

Sinto em dizer que não é assim que funciona. Se você ganhar muito dinheiro, mas mantiver a mesma mentalidade, provavelmente irá gastar tudo comprando imóveis, carros, viajando e o resto desperdiçar, sem controle nenhum. Assim, logo estará no mesmo estágio de antes. Não é à toa que grande parte dos ganhadores da loteria gastam tudo e voltam a ficar na mesma em pouco mais de um ano depois de acharem o bilhete premiado.

Imagine que finanças é tipo o filme do Rock Balboa. Você está lá, cansado de apanhar, vendo suas dívidas aumentarem e seu dinheiro indo para lugares onde você jamais imaginou que poderia ir, e chega o Stallone e fala para você: “Meu filho, na vida não é o tanto que você ganha, mas sim o tanto que você guarda. É o tanto que você poupa todo mês que faz a diferença”. E de repente, puff! Sua vida nunca mais será a mesma.

A verdade é que se você gastar menos do que ganha, e guardar um pouco todo mês, no longo prazo vai ver que é isso que faz a diferença.

Investir não é um tiro de 100 metros rasos, mas sim uma maratona. Em outras palavras, não é questão de encontrar o melhor investimento e ficar rico rápido, mas ter fôlego para investir sempre, mesmo que de pouco em pouco, pois no longo prazo você chega lá. Na corrida para ver quem fica rico, não importa a posição. Basta cruzar a linha de chegada.


0 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *